quarta-feira, 27 de julho de 2011

Curso de Farmacopeia Tradicional Chinesa

Curso de Especialização
 em Farmacopeia Médica Tradicional Chinesa do IEETC




Curso de Especialização em Farmacopeia de MTC


A Farmacopeia ou Matéria Médica da Medicina Chinesa (zhong yao xue) é o estudo dos diferentes ingredientes usados nas prescrições de Medicina Chinesa. Estes ingredientes podem ser de origem vegetal, animal ou mineral, no entanto a grande maioria deles são vegetais, pelo que a farmacopeia foi conhecida na antiguidade como “Raizes e Ervas” (ben cao) ou “Estudo dos Medicamentos Ervais Chineses” (zhong cao yao xue).


Muitas pessoas perguntar-se-ão o porquê de estudar “Farmacopeia de MTC” se no ocidente não temos acesso aos ingredientes?
Na realidade, as respostas são muitas:
Primeiro, porque temos acesso a mais ingredientes medicinais de origem chinesa do que pensamos, e muitas vezes só o facto de acrescentar um ou dois destes ingredientes a outra prescrição faz toda a diferença na eficácia ou no reforço de um tratamento de Medicina Chinesa.
Segundo, porque o estudo da Farmacopeia Chinesa é uma excelente introdução à cultura e história da China antiga e moderna e ao mesmo tempo, a melhor antesala para compreender a teoria básica, a etiologia, os patomecanismos e os tratamentos da Medicina Chinesa.
Terceiro, porque o conhecimento da Farmacopeia Chinesa é a base duma compreensão profunda das fórmulas ou prescrições usadas na Medicina Chinesa e dos seus mecanismos de acção. Uma raiz sólida é essencial na utilização de qualquer método terapêutico.
Quarto, porque um conhecimento amplo da Farmacopeia Chinesa permitirá que o terapêuta possa criar ou modificar fórmulas com liberdade.
Quinto, porque com o estudo do Curso de Farmacopeia Chinesa terá acesso exclusivo às fontes de literatura clássica e moderna originais de Medicina Chinesa (Shennong Bencao Jing, Xinxiu Bencao, Bencao Gangmu, Paozhi lun, Bencao Jingji zhu, etc.), alguns traduzidos pela primeira vez ao Português.

O curso possui uma forte componente teórica, combinada com demonstrações dos processos de preparação dos medicamentos (pao zhi) in loco.
Os estudantes também terão uma experiência similar à dos estudantes de faculdades chinesas, palpando, observando, cheirando e sentindo o sabor da maioria dos ingredientes da Farmacopeia Chinesa. Este método tem sido uma das formas de aprendizagem da Medicina Chinesa através de gerações.


Conteúdo do Curso:


·       Introdução à história da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Literatura clássica e moderna da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Origem e colheita dos ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Processos de preparação dos ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Demonstrações dos processos de preparação.
·       Características e propriedades dos ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Contra-indicações e combinações frequentes dos ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Dosagem, modificações e administração dos ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Estudos modernos e receitas simples dos ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa
·       Estudos das 19 categorias e 37 sub-categorias de ingredientes da Farmacopeia Tradicional Chinesa




Formador:


Dr. Wu Qi, nascido na China e de nacionalidade Portuguesa. Licenciado em medicina, estudou Medicina Tradicional Chinesa durante 14 anos com o seu avô Wu Jizheng, um dos mais famosos médicos de China com uma linagem familiar de médicos que remonta até a dinastia Qing.
Licenciado em Medicina na Capital Medical University of China em Beijing, China.
Foi médico de medicina interna, especialista em doença pulmonar no Beijing Red Cross Chao Yang e assistente de director médico na secção de acupunctura e Tuina no China Sport Company do Ministério de Saúde de China, especialista em Medicina do Desporto e Medicina Chinesa (fitoterapia, acupunctura e tuina).
Médico de Medicina Chinesa na Clínica do Dr. Bath-Volker em Munique, Alemanha.
Formador de Medicina Chinesa (fitoterapia, tuina avançado, acupunctura, e responsável de estágio e prática clínica de estudantes de MTC) em diversas instituições em Portugal (no Instituto Português de Naturologia, na Universidade Profissional do Norte e na Sun Simiao Medical Arts).
Convidado como expositor em diversos congressos de Medicina Chinesa.
Médico de Medicina Tradicional Chinesa em CPD na cidade do Porto.




Informação Adicional:

                                                                                                                                         
Duração Curso: Aprox. 300 hr. Académicas
Aulas: Semanalmente nas Sextas-feiras
Horário: 19:00 – 22:30hr
Local: Porto
Início: 7 de Outubro de 2011
Informação e Inscrições: larryibarra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.